Novembro Azul faz o alerta para diagnóstico precoce

Durante todo o mês de novembro acontece a campanha Novembro Azul, mês de prevenção do câncer de próstata. O objetivo é informar a população sobre o que é o câncer de próstata, sendo um dos focos da mobilização mundial incentivar os homens a manterem consultas de rotina com urologista. O especialista é capaz de realizar uma avaliação individualizada sobre o risco de desenvolvimento do câncer de próstata.

O câncer de próstata é a doença que mais prejudica o homem, tirando o câncer de pele não melanoma, e a segunda causa de morte por câncer na população masculina, atrás apenas do câncer de pulmão. No Brasil, anualmente, mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença.

Apesar da gravidade, a maioria das vezes a doença tem instalação e desenvolvimento lento. Nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas relacionados ao câncer de próstata, porém com o passar do tempo, o tumor cresce e pode ocasionar sangramentos, obstrução do jato urinário e dor na pelve. Em fases mais avançadas, as células malignas podem espalhar-se pelo corpo, causando lesões nos ossos, pulmões e outros órgãos.

No dia 12 de novembro, das 10h às 12h, irá acontecer uma caminhada no Parque do Povo com o Secretário do Esporte e Saúde em prol da campanha Novembro Azul. O parque fica localizado na Avenida Henrique Chamma, 420, Chácara Itaim, SP.

Fonte: Espaço do Povo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *